de existir que me lembro de ouvir comentários "ai tão magrinha!", "ai mas tu não comes???", "ai coitadinha". E depois era as consultas nos médicos, a merda do óleo de fígado de bacalhau, a porcaria da Diese e o raio que os parta. Mas saudinha sempre a tive, graças a Deus. Tirando a varicela aos 7/8 anos e as consultas/tratamentos de alergologia entre os 13 e os 18, mais coisa menos coisa, nunca tive nada de mais. Sim, era magra. So what? A minha mãe, depois de 6 filhos pesava no máximo 55kgs. Uma das minhas irmãs vai em duas e lá tem os seus 49kg. Os mesmos que eu, portanto, que ainda não pari.
Maneiras que aos 28 anos é coisa para me passar ao lado. Os comentários das cuscas lá da rua, que cada vez que me vêem (o que é todos os dias, praticamente) são meninas para comentar "ai filha, tu não há meio de engordares!" ao que eu respondo "graças a Deus!", delirando ao ver as suas caras horrorizadas.
Nem sempre foi assim, claro. Na adolescência atormentava-me um bocado, o não haver roupa que não me ficasse larga, o que agora já não acontece, graças a Espanha e às suas cadeias de roupa. O que me valia ainda era a onda grunge e as camisas de flanela largueironas, que usei e abusei.
Mas pronto, naturalmente acabou por passar (a vergonha de ser tão magra) e hoje adoro os meus 50kgs. Graças a Deus...
Mas o que me põe a pensar é esta histórias dos comentários à magreza. É que ninguém tem qualquer tipo de problema em
criticar outra pessoa, na cara!, por ser magra. Como se fossemos magras porque sim, porque queremos. Parece que é muito complicado de perceber que para algumas pessoas é mais difícil engordar que emagrecer. Mas voltando aos comentários. Qualquer pessoa tem a "lata" de dizer a outra "ai credo estás cada vez mais magra!" mas o contrário já não acontece...
A última vez que me disseram isso, uma ex-colega do liceu, eu muito naturalmente disse "achas? mas não estou, estou é exactamente com o mesmo peso. Mas tu, caramba, deves ter mais uns quê? 10 quilos em cima? Tu vê lá, olha que isso é mau para o coração!"
Então não é que a moça me virou costas nem ai nem ui, nem bom dia nem boa tarde? Não percebi, a sério que não...