segunda-feira, 21 de maio de 2007
Desde que me lembro
de existir que me lembro de ouvir comentários "ai tão magrinha!", "ai mas tu não comes???", "ai coitadinha". E depois era as consultas nos médicos, a merda do óleo de fígado de bacalhau, a porcaria da Diese e o raio que os parta. Mas saudinha sempre a tive, graças a Deus. Tirando a varicela aos 7/8 anos e as consultas/tratamentos de alergologia entre os 13 e os 18, mais coisa menos coisa, nunca tive nada de mais. Sim, era magra. So what? A minha mãe, depois de 6 filhos pesava no máximo 55kgs. Uma das minhas irmãs vai em duas e lá tem os seus 49kg. Os mesmos que eu, portanto, que ainda não pari.

Maneiras que aos 28 anos é coisa para me passar ao lado. Os comentários das cuscas lá da rua, que cada vez que me vêem (o que é todos os dias, praticamente) são meninas para comentar "ai filha, tu não há meio de engordares!" ao que eu respondo "graças a Deus!", delirando ao ver as suas caras horrorizadas.

Nem sempre foi assim, claro. Na adolescência atormentava-me um bocado, o não haver roupa que não me ficasse larga, o que agora já não acontece, graças a Espanha e às suas cadeias de roupa. O que me valia ainda era a onda grunge e as camisas de flanela largueironas, que usei e abusei.
Mas pronto, naturalmente acabou por passar (a vergonha de ser tão magra) e hoje adoro os meus 50kgs. Graças a Deus...

Mas o que me põe a pensar é esta histórias dos comentários à magreza. É que ninguém tem qualquer tipo de problema em criticar outra pessoa, na cara!, por ser magra. Como se fossemos magras porque sim, porque queremos. Parece que é muito complicado de perceber que para algumas pessoas é mais difícil engordar que emagrecer. Mas voltando aos comentários. Qualquer pessoa tem a "lata" de dizer a outra "ai credo estás cada vez mais magra!" mas o contrário já não acontece...

A última vez que me disseram isso, uma ex-colega do liceu, eu muito naturalmente disse "achas? mas não estou, estou é exactamente com o mesmo peso. Mas tu, caramba, deves ter mais uns quê? 10 quilos em cima? Tu vê lá, olha que isso é mau para o coração!"

Então não é que a moça me virou costas nem ai nem ui, nem bom dia nem boa tarde? Não percebi, a sério que não...
 
posted by Papoila at 15:22 | Permalink |


5 Comments:


  • At 21 maio, 2007 17:30, Anonymous Anónimo

    Cá para mim ficou destroçada por apenas teres dito 10 Kg....talvez a realidade fossem 20 ou 30...

    Pobrezita!

    Eu sou fortezita, pronto, gorda, mas comentários desses não me ofendem! Tanto tempo para conseguir este corpinho balofo e agora perde-lo??? No way;)

     
  • At 22 maio, 2007 09:33, Blogger Pitx

    queres os 20 quilos que ganhei desde que entrei para a tropa?

     
  • At 22 maio, 2007 11:44, Blogger Ana Pessoa

    eu sempre fui magra, mas magra de aos 30 anos pesar 41 kls, e se eu tinha ar saudavel (que também sempre fui, com algumas excepções particulares que não tem nada a ver com o peso!)

    Durante a gravidez (antes pesava 48 kls), aumentei 20 kls, dos quais, um ano depois tenho 52 kls, e embora em me sinta gorda (é inerente em quem sempre foi magra e tu com certeza sabes disso) e que não vista 1 unico par de calças de antes de engravidar, toda a gente me diz que eu estou melhor assim...

    xxx

    A

     
  • At 23 maio, 2007 15:56, Blogger gir@f

    olha deixa lá....
    eu tenho xixa nas pernocas, como doces e como 1kg de massa na boa ao jantar e quando fiquei doente diziam que era da anorexia....
    anorexia ao peixe...à sopa....as coisas saudaveis, boa?

     
  • At 30 maio, 2007 15:53, Anonymous Anónimo

    Pois mesmo que estivesses magra por opção, e desde que não fosse prejudicial à tua saude, não vejo qual seria o problema... deixa que a maioria dos comentários tem por base a dorzinha no cotovelo!