At 07 fevereiro, 2009 13:50, Hélder
Neste momento, o mercado imobiliário está numa situação que ninguém adivinha onde vai parar. Muita gente tem perdido dinheiro, há montes de casas novas para vender e ninguém a comprar. Claro que se pode interpretar como uma oportunidade (as crises são sempre oportunidades) para comprar barato porque para o ano as coisas já melhoram, etc... mas nesta fase, acho que ninguém sabe se isso será mesmo assim.
Não considero uma casa alugada dinheiro deitado ao lixo. Permite-te uma mobilidade e flexibilidade muito superior. Além disso, se a casa para onde vais agora ainda não é tua casa definitiva, por vezes é muito melhor alugar e estar preparado para comprar a qualquer momento. Assim, não tens de vender algo à pressa.
A verdade é que quando comprei a minha 1ª casa, com 22 anos,não me fazia impressão de que ela só fosse mesmo minha daqui a 30 anos. Esta 2ª casa já pensámos um bocado melhor mas resolvemos arriscar: "pq é sempre nossa" "e depois até um dia a podemos vender sem perder muito dinheiro", mas a verdade é que hoje em dia estamos reféns da Euribor, e dos seguros e dos juros que muitas vezes demoram anos sem começarmos a amortizar e começamos a pensar melhor, mas depois lá volta o preconceito de que uma casa alugada não seria um investimento, mas sim uma despesa... e olha, acabamos por ficar quietinhos e ficar onde estamos...
At 11 fevereiro, 2009 23:06, calamity jane
Só te digo, se eu soubesse o que sei hoje!... Estou desalmada por vender a minha, porque ainda por cima, neste momento estou a pagar duas prestações ao banco - só juros - e não adianto um milímetro à minha dívida. E para pagar a estes chulos, não sei se não preferia pagar a um senhorio...
(by the way, se alguém estiver interessado num pequeno T3 em campolide... heheheh)
Eu conheço ambos os lados.
Comprei casa própria aos 20 anos, aos 25 vendi. Aos 26 comprei novamente...Nunca o devia ter feito. Foi o ano da minha vida em que mais dinheiro poupei.
Mas resumindo:
Casa alugada:
A renda não aumenta disparatadamente, não pode. Se aumentar podemos sempre procurar uma solução alternativa dentro do nosso orçamento.
Um cano rebentado, uma janela que isola mal, etc etc, sao problemas que o senhorio tem que resolver do seu bolso.
Não se paga condomínio. quando o elevador do prédio precisa daquela peça urgente de 4000 euros, não temos que entrar na festa.
Não se paga contribuição autárquica.
Não se paga seguro.
Como bem disseste, podemos mudar quando bem nos apetecer para o outro lado do país.
Não somos supreendidos com taxas de juro galopantes.
Se tivermos algum azar na vida e não pudermos pagar a renda..o senhorio fica chateado, é mau...mas não tão grave como num banco, onde se atrasarmos um pagamento ficamos com registo no banco de portugal e com o "nome manchado" em termos de crédito futuro.
Acho que casa própria é bom quando podemos comprar uma á medida das nossas necessidades futuras, quando se tem 2 filhos e não se planeia ter mais por exemplo. É um bem que fica para eles.
Agora no meu caso particular, comprar um T1, a 35 anos, que em 2 anos valorizou 0%? Não sei onde tinha a cabeça...
My 0.02€ :)