quinta-feira, 19 de abril de 2007
Acho que não consigo
usar a palavra intelectual sem lhe pôr um pseudo antes. Intelectual por si só tem um quê de pretenciosismo que me irrita sobremaneira. O que é um intelectual, afinal de contas? Logicamente, será alguém que usa o intelecto, alguém que pensa. Ora, por definição qualquer pessoa pensa, logo, qualquer pessoa será intelectual. Podemos é não concordar com aquilo que os outros pensam, o que é sempre saudável. Questionar, quero eu dizer.

Maneiras que, de cada vez que oiço alguém referir-se a outrém como "intelectual" (sim, porque ninguém se refere a si próprio como intelectual, pode pensar mas não verbaliza) parece-me a mim que esse outrém é um pobre coitado com a mania que as suas ideias (os seus pensamentos, portanto) são superiores às dos outros.

Acho que o culpado foi um professor de Macroeconomia que se dirigia a nós, alunos, como "jovens intelectuais de esquerda" e toda a gente se ria muito e achava muita piada...
 
posted by Papoila at 15:04 | Permalink |


4 Comments:


  • At 19 abril, 2007 18:11, Blogger Sara

    O professor de Macroeconomia não estava tão errado quanto isso. Um intelectual é uma pessoa dada ao estudo, uma pessoa de grande cultura. Ora o homem tinha fé em vós! ;)

     
  • At 20 abril, 2007 11:38, Blogger margarida atheling

    Eu penso como tu, mas... no entanto, até dou o beneficio da dúvida ao teu professor. Talvez ele julgasse que era um elogio!

    (tem piada a tendência que todas as universidades têm de dar nomes pomposos às cadeiras leccionadas! eu também tive cada uma...)

    Bjs!

     
  • At 20 abril, 2007 11:47, Blogger Papoila

    Eu embirrava era com o "de esquerda"... Mas pronto, é o que dá andar numa universidade considerada "de esquerda".
    ;)
    Bjs

     
  • At 20 abril, 2007 13:08, Blogger gir@f

    olha tens sorte.....
    o meu professor de macro economia chamava-nos BESTAS
    eu também achava o mesmo dele, por isso parece-me justo