usar a palavra intelectual sem lhe pôr um pseudo antes. Intelectual por si só tem um quê de pretenciosismo que me irrita sobremaneira. O que é um intelectual, afinal de contas? Logicamente, será alguém que usa o intelecto, alguém que pensa. Ora, por definição qualquer pessoa pensa, logo, qualquer pessoa será intelectual. Podemos é não concordar com aquilo que os outros pensam, o que é sempre saudável. Questionar, quero eu dizer.
Maneiras que, de cada vez que oiço alguém referir-se a outrém como "intelectual" (sim, porque ninguém se refere a si próprio como intelectual, pode pensar mas não verbaliza) parece-me a mim que esse outrém é um pobre coitado com a mania que as suas ideias (os seus pensamentos, portanto) são superiores às dos outros.
Acho que o culpado foi um professor de Macroeconomia que se dirigia a nós, alunos, como "jovens intelectuais de esquerda" e toda a gente se ria muito e achava muita piada...
O professor de Macroeconomia não estava tão errado quanto isso. Um intelectual é uma pessoa dada ao estudo, uma pessoa de grande cultura. Ora o homem tinha fé em vós! ;)